As comemorações iniciaram com três encontros virtuais que reuniram entusiastas, maratonistas, ex-diretores da Casa Euclidiana, e renomados professores e pesquisadores da obra euclidiana.
Já na manhã da última sexta-feira (19), a Casa Euclidiana promoveu uma cerimônia oficial em homenagem ao escritor, evento este que contou com a presença do Prefeito Marcio Zanetti, da Vice-prefeita Algemira Pinheiro, do Vereador Gabriel Navega entre outros representantes da Câmara, Secretários Municipais, Gestores, membros do Conselho Euclidiano, professores, alunos da rede de ensino entre outros convidados. A solenidade foi marcada por apresentações musicais emocionantes de Bruno Boldrin e Bell Mainardi, além de leituras de trechos da obra por alunos maratonistas. O professor Adriano do Nascimento enriqueceu a ocasião discorrendo sobre a obra euclidiana em seu aspecto de alteridade.
Durante o evento, o professor Marcos De Martini, em nome da Secretaria de Turismo e Cultura, ressaltou a importância de Euclides da Cunha para São José e anunciou ações significativas, como a recuperação do beiral da Casa, um projeto para a reforma estrutural do prédio e tratativas com a UNICAMP para a digitalização do acervo sob a tutela da Casa Euclidiana. Destacou ainda a parceria com a Secretaria da Educação, que envolverá 234 alunos do quinto ano da rede municipal, preparando-os para serem "Monitores Mirins da Cultura Rio-pardense".
A curadora da Casa Euclidiana, Ana Paula Lacerda, enfatizou a importância do movimento euclidiano para a cidade, destacando São José do Rio Pardo como única, graças à presença de Euclides e da escrita de "Os Sertões", que ocorreu durante a reconstrução da ponte metálica.
Ao encerrar a cerimônia, o prefeito Marcio Zanetti agradeceu a presença de todos, comprometendo-se com o avanço da cultura rio-pardense e os esforços da Prefeitura Municipal nesse sentido.
A festividade continua na sexta à noite, no Centro Cultural, com apresentação musical da professora Maria Teresa Ratti, leituras de trechos da obra euclidiana e comentários literários com a professora Valéria Ferreira. No sábado, às 8 horas, no Recanto Euclidiano, uma singela homenagem ao escritor encerra as celebrações.