A missão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, torna-se uma prioridade também em Itobi, pois os índices da doença têm aumentado na região.
A diretora de saúde, Roseli Caldeira, ressalta que o trabalho de combate à dengue deve ser contínuo e que não se pode baixar a guarda. Agentes de Saúde estão realizando visitas estratégicas, abrangendo áreas críticas no município, com o objetivo de intensificar as ações preventivas e de conscientização no combate à dengue.
A Diretora de saúde ainda alerta que é importante ficar de olho nos sintomas que indicam a doença, como febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares, além de manchas vermelhas na pele. Em caso de suspeita, a orientação é procurar imediatamente avaliação médica na policlínica para evitar complicações decorrentes da Dengue.
É importante que os munícipes adotem medidas simples, como eliminar recipientes que acumulem água parada, onde o mosquito deposita seus ovos e se reproduz, como latas, pneus velhos, garrafas vazias, entre outros. Também é importante manter a limpeza de quintais e terrenos, recolhendo lixo e entulho que possam se tornar criadouros do mosquito.