O Grupo de Mentoria Solidária desenvolvido na UNICAMP, que visa promover o desenvolvimento social e cultural de comunidades, oferecendo suporte e orientação em projetos realizados em diversas áreas, no dia 29 de fevereiro, os mentores Geraldo Camargo e Sérgio Lontra Vieira, conduziram uma comitiva de Itobi em departamentos da UNICAMP, a fim de trocar experiências e adquirir conhecimentos para o crescimento das iniciativas em andamento na cidade.A comitiva composta por cinco pessoas: Isabel, Dulce, Cristina, José Romeu e Fábio.
Foram recebidos pela Sra. Patrícia Lauretti, Coordenadora da Rádio TV, e pelo Sr. Octávio Augusto Fonseca, técnico de multimeios.
Após uma reunião esclarecedora sobre o funcionamento da Rádio e TV da Unicamp, os visitantes foram conduzidos às instalações da Secretaria Executiva
de Comunicação da UNICAMP, onde puderam conhecer a redação, o setor de jornalismo e os estúdios.
Além disso, a comitiva teve a oportunidade de visitar a Biblioteca Comunitária
da Unicamp, onde foram recebidos pela Bibliotecária Gislaine Melo de Lima. Durante a visita, a Professora de Balé Cristina Zaboto teve suas dúvidas esclarecidas pela bibliotecária, visando aplicar
as informações adquiridas na organização da biblioteca que está sendo estabelecida na casa do Balé e ainda recebeu a doaçao de cerca de 500 livros para o município.
Sobre o Grupo de mentorias solidária:
Propósito: desenvolver iniciativas de impacto e aceleração social, formar mentores e mentoras por meio de trabalho voluntário em um modelo informal e não hierárquico de organização semCNPJ (Referência: Maslow - último nível de realização da pirâmide)
Visão: disseminar a cultura de inovação e empreendedorismo baseadas nas necessidades dos clientes ou, no termo usual em inglês, customer jobs (Referências: Alex Osterwalder e Clayton Christensen)
Um pouco da historia do grupo de mentoria solidária – GMS Desde o início em 2019, começaram os estudos sobre empreendedorismo, por iniciativa do Engenheiroda Computação Renato Toi, na Baita Aceleradora, localizada no Parque Tecnológico da Unicamp. Em torno de 30 empreendedore/as de varias áreas do conhecimento, residentes em Campinas e cidades da região vinham para a Unicamp todas as 5as feiras à tarde para apresentar suas pesquisas, trocar experiências e discutir com o/as colegas sobre inovação, propósito de vida profissional e pessoal. Outro objetivo do grupo, essencialmente multidisciplinar com pessoas de diferentes formações e conhecimentos, era treinar a apresentação de um pitch de 5 minutos dos seus pré-projetos ou ideias. Porém, em março de 2020, com a pandemia, a Unicamp fechou completamente e as reuniões foramsuspensas. Surgiu a alternativa de fazer as reuniões online! Não foi fácil engrenar porque havia muitas incertezas, mas, em abril, retornamos às 5as feiras, ainda que com poucas pessoas! As áreas de atuação do GMS são bem amplas: saúde, social, ambiental, educação, geração de renda, comércio, nanotecnologia, negócios digitais e tecnologias da informação. Cerca de 100 pessoas foramimpactadas diretamente (e 200 indiretamente) com o envolvimento em mais de 40 projetos. Em abril de 2023, foi instituída a Incubadora de projetos de impacto socioambiental - IPISA para desenvolver iniciativas de impacto e, também, formar mentores em uma prática ou atividade concreta. Até 15/12/2023 foram realizadas 170 reuniões online, 15 presenciais com cerca de 1300 participantes. Repositório no Telegram: https://t.me/joinchat/hD3Rcy-31A82NzYx Acesse e divulgue o GMS: https://www.linkedin.com/company/gms-mentoriasolidaria/about/
Agradeço ao grupo de Mentoria pela oportunidade